terça-feira, dezembro 26, 2006

Recomendaria o aborto? II

2. Uma senhora está grávida; já teve vários filhos, um deles morreu, o seu marido está na guerra e a ela pouco tempo de vida lhe resta.

Recomendaria o aborto nesta situação? Se respondeu sim, teria morto:

João Paulo II

14 comentários:

Anónimo disse...

e tinha-se perdido uma bela merda!

fernando alves disse...

Tinha decidido não permitir a publicação de comentários desse género mas entendo que toda a gente deve poder ver de que material são feitos muitos dos apoiantes do "sim".

Anónimo disse...

e quem lhe disse que eu sou apoiante do SIM, seu débil mental?
eu apenas disse que acho que esse indivíduo que dava pela alcunha de joão paulo II era, na minha livre opinião , uma bela merda de pessoa, responsável pela morte de milhares de africanos (e não só) infectados pela sida, porque sua infecta santidade não gostava de preservativos.
isso também foi DEFENDER A VIDA, seu débil mental?
você sabe lá de que material é que sou feito, pobre criatura.
você não reconheceria o "material" nem que ele estivesse a dez centímetros do seu inefável nariz.
e agora, já que gosta de ser tão pedagógico, publica também este comentário ou vai ficar aí sentadinho, como é tão do gosto das pessoas piedosas como você sem dúvida é, a deixar "viver" uns comentários, porque são bem educadinhos e amiguinhos e aos outros "ala para a fogueira!" fazer companhia aos herejes, aos judeus, aos ciganos e sobretudo (t'arrenego satanáz) aos do SIM!!!
é patético.

David Fernandes disse...

Não seria necessário invocar a sua "livre opinião"; em face do que diz, penso estar a coberto daquilo a que se chama inimputabilidade. Quanto ao material de que é feito, está mesmo à vista; queira ou não queira.

R disse...

é preciso ter lata para assumir que o primeiro comentário é de um defensor do sim, você lá sabe?!
e já que defende a vida, não sei porque é que dá tanto valor a uma pessoa que fez com que milhões de pessoas morressem, e continuem a morrer, no mundo pela SIDA por não usarem preservativo (tal como este Papa as mandava)!
Depois venha-me falar do preservativo como método contraceptivo que eu digo-lhe...

fernando alves disse...

Meu caro, ninguém é obrigado a seguir todas as indicações da Igreja. Na África usa-se pouco o preservativo e dissemina-se a SIDA, não porque o Papa o dia para não usar mas sim porque não há informação nem poder económico.

Anónimo disse...

o problema é que há informação, mas esta não tem o efeito devido por causa das crenças religiosas... eu vi documentários televisivos que ilustravam isto: voluntário aconselhavam os homens a usar preservativo, e eram leccionadas umas (quase) "aulas de educação sexual", e no entanto eles não usavam porque isso ia contra as suas crenças... mesmo com a informação e os meios não usavam

fernando alves disse...

1. Quem lhe garante que essas crenças de que fala dizem respeito à Igreja? As pessoas não usam preservativo por falta de informação e de dinheiro.

2. Sabe qual é a principal razão da disseminação da SIDA na África? Os feiticeiros das crenças tradicionais dizem aos infectados com SIDA que eles ficarão curados se tiverem relações com uma virgem. E eles violam meninas de 5, 6 ou 7 anos porque pensam que ficarão saudáveis. O problema é que isso é mentira e as meninas, além de serem violadas, ficam com SIDA.

R disse...

Estou-lhe a dizer que mesmo com informação e dinheiro as pessoas não usam o preservativo... se você prefere acreditar em mentiras acredite...

fernando alves disse...

Deduzo pelas suas palavras que seja um habitual frequentador da África subsariana e que terá por lá uma imensa legião de amigos e conhecidos com quem fala sobre estes assuntos e o levam a chegar a essas conclusões fantásticas.

A maior parte dos homens (incluindo em Portugal) não usa preservativo porque não gosta, porque o acha desconfortável.

E mais: fala com muita certeza do que diz. Que idade tem e o que faz? Meu caro, eu já dei aulas de saúde e ed. sexual. Não duvide das minhas palavras porque sei do que falo.

Anónimo disse...

não sou um habitual frequentador de áfrica, mas já lhe disse que mesmo com informação e meios os homens nao usam preservativo porque não querem, e você continua a não acreditar, é por isso que eu digo que se você não quer acredtiar o problema é seu...
e já porque me pergunta o que é q eu faço? você não diz que a idade o que as pessoas fazem ou como são não interessam e que a sua opinião também conta? deduzi que sim pelo post em que fala do jovem com 16 anos, do gay e da gorda, mas afinal enganei-me... parece que afinala sua opinião é igual à daqueles que que fizeram comentários agressivos a esse post, e que com tanta firmeza você insultou por discordar com eles...

Anónimo disse...

já agora aproveite para me chamar satânico que só defende o sim porque é um revoltado com a igreja... e se quiser ainda escrevo mais uns comentários para você poder postar e intitular "argumentos brilhantes a favor do sim"...
a mim não me interessa o que vo cê faz, as pessoas que vão votar, a grande maioria não são especialistas na matéria, e não é por isso que as proíbem de votar.
O mesmo se aplica às mulheres que abortam: a nossa sociedade diz que são responsáveis para votar e no entanto não são responsáveis para decidirem se devem abortar ou não...
é uma ambiuguidade interessante...

David Fernandes disse...

rcom, para esse peditório da malvadez do Papa já dei. não creia nisso, use a cabeça, pense e não vá em catigas; que para o caso são tão censuráveis como as da salvação eterna.

realmente é preciso um esforço brutal para arranjar justificação para o argumento de que em África, morrem pessoas com SIDA porque a igreja condena o uso do preservativo.

mas entendamo-nos.

dia 26 às 11:52 diz:
"e no entanto eles não usavam porque isso ia contra as suas crenças... "

dia 28 às 14:04 diz:
"mas já lhe disse que mesmo com informação e meios os homens nao usam preservativo porque não querem"

mas então não usam porque lhes dizem para não usar ou não usam porque não querem??

todos sabemos porque não usam.

quanto ao 1º comentário ser ou não ser de um defensor do sim. enfim, para mim tanto me faz. tive a oportunidade de dizer o que pensava sobre o comentador; mas clarifico aqui para que não haja dúvidas.

não sei se é do SIM se é do NÃO, mas pela linguagem utilizada e falta de educação demonstrada, não parece muito mais do que um belo idiota.

para terminar e sem querer parecer paternalista (embora tanto se me dê), arriscaria um conselho: um ódio de estimação é uma coisa irracional e má; turva a visão; atrapalha a vida; livre-se disso.

David Fernandes disse...

quanto ao aborto, a questão rcom, não é as mulheres serem ou não serem responsáveis para decidirem se devem abortar ou não.

é que sendo maiores de idade são óbviamente responsáveis (imputáveis). não haja dúvidas.

qualquer maior de idade é, em princípio, responsável. pode até decidir assassinar alguém, ou violar, ou roubar.

a questão não está aí.

e para que não haja dúvidas eu sou dos que vai votar SIM e o único argumento que utilizo (e me satisfaz) é o óbvio: "uma mulher que aborta não é uma criminosa". (ponto)